Glossário de Mobilidade Elétrica
- Mobilidade elétrica
- Ecossistema de transporte com propulsão elétrica (carros, bicicletas, autocarros, navios, aviões), infraestrutura de recarga e integração com a rede.
- Veículos elétricos (VE)
- Veículos movidos por motor(es) elétrico(s) alimentados por bateria recarregável. Ver também sistemas de propulsão e recarga.
- História do automóvel elétrico
- Desde o séc. XIX, com renascimento recente graças a baterias de alta densidade e eletrónica de potência.
- Veículos híbridos (HEV)
- Combinam motor térmico e elétrico; regeneram energia na travagem. Ver arquitetura paralela e série.
- Veículos híbridos Plug-in (PHEV)
- Híbridos com bateria maior carregada na tomada; permitem percursos 100% elétricos no dia-a-dia.
- Tecnologia mild-hybrid (MHEV)
- Sistema “suave” 12–48 V que assiste o motor térmico e recupera energia, sem tração elétrica autónoma.
- Arquitetura híbrida paralela
- Motor térmico e elétrico tracionam as rodas em paralelo (juntos ou separados) via acoplamentos mecânicos.
- Arquitetura híbrida série
- Motor térmico atua como gerador; a tração é sempre elétrica. Útil em cenários urbanos.
- Armazenamento de energia
- Baterias, super/ultracondensadores e soluções híbridas para guardar eletricidade.
- Baterias para veículos elétricos
- Principalmente iões de lítio (LFP, NMC, etc.), equilibrando densidade energética, potência, segurança e custo.
- Super/Ultracondensadores
- Alta potência e carga rápida, ótimos para picos e regeneração; menor densidade energética que baterias.
- Sistemas de recarga cablada (com fios)
- Carregamento AC/DC com conetores (Tipo 2, CCS, CHAdeMO) — do doméstico ao ultrarrápido.
- Sistemas de recarga wireless (sem fios)
- Transferência de energia por acoplamento indutivo/ressonante; foco em conveniência.
- Sistemas de propulsão dos VE
- Motor(es) elétrico(s), inversor(es), eletrónica de potência e transmissão (muitas vezes direta), controlados por software.
- Custos Totais de Posse (TCO)
- Compra/financiamento, energia, manutenção, impostos, seguro e valor residual ao longo do tempo.
- Emissões do veículo elétrico
- Em uso (localmente muito baixas) e no ciclo de vida (geração elétrica, fabrico, fim de vida).
- Integração dos VE na rede elétrica
- Smart charging, V2G/V2H e gestão de carga para minimizar picos e custos com apoio de renováveis.
- Tendências de evolução
- Baterias estado sólido/LFP, carregamento mais rápido e veículos definidos por software.